quinta-feira, 6 de novembro de 2008

JOGOS

O jogo faz parte da vida do ser humano. O ato de jogar é tão antigo quanto a própria história do homem.
O jogo é uma atividade livre, fundamentalmente lúdica, contendo regras não convencionais, de caráter competitivo ou não e, que possui como característica principal a espontaneidade e possibilita a expressão de vivências culturais de forma intensa e total.
Na infância o jogo é essencial. Brincando e jogando, a criança reproduz suas vivências e, transforma a realidade de acordo com seus interesses e desejos, de forma dinâmica e criativa.
Os elementos do jogo, como o conjunto de regras, a competição, o tempo e o espaço em que ele ocorre, colocam a criança em situações de adaptação e readaptação, que provocam diferentes atitudes comportamentais e, consequentemente, exigem que ela esteja constantemente desempenhando seu papel social de criança.
Desta forma, o jogo não representa apenas as experiências vividas, mas prepara o indivíduo para o que está por vir pois, exercita habilidades, principalmente, estimula o convívio social. Por tudo isso, ressalto o grande valor educativo do jogo e a importância de se trabalhar esse conteúdo, de forma comprometida com a formação física, intelectual, moral e social do aluno.

CONTEÚDOS DOS JOGOS: JOGOS MOTORES; JOGOS SENSORIAIS, JOGOS IMITATIVOS E JOGOS INTELECTUAIS.


PESQUISA REALIZADA NO LIVRO (APRENDENDO A EDUCAÇÃO FÍSICA; AUTORES: MARIA CRISTINA GONÇALVEZ, ROBERTO COSTACURTA ALVES PINTO E SILVIA PESSÔA TEUBER).

Um comentário:

  1. Elaine
    O jogo é de fundamental importância para o desenvolvimento neuropsicomotor de alunos em desenvolvimento.
    Inês Soprano

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